Parámetros Socio-políticos Bíblicos
A Bíblia estabelece alguns parâmetros sócio-políticos inalienáveis para o cristão, cidadão do mundo, dentre os quais existem três que são os principais:
1. A Soberania Nacional
2. Uma Economia Capitalista Cooperativa
3. A Igualdade Humana
O primeiro, estuda-se na Teologia da Cidade. O sacerdote católico doutor em Teologia José Comblin publicou Théologie de la ville no ano de 1968, mas eu sempre vi o assunto como encoberto nos meus estudos de teologia, e só foi-me iluminado sem nenhum conhecimento deste autor, nem de outros que ainda não existem, nem de qualquer menção nas faculdades de teologia bíblica cristã, e só foi suscitado em mim ao ler de Watchman Nee sua clássica obra literária A Igreja Cristã Normal onde ele não apresenta uma tese da cidadania, senão da Igreja propriamente. A partir de então, já publiquei muitos artigos a respeito:
A Teologia da Cidade inicia no Éden, mas Israel era um povo mais dentro os muitos povos que existiam na terra, porém, foi escolhido por Deus para algo especial, segundo Levítico 20. 24, 26: "Em herança possuireis a sua terra, e eu vo-la darei para a possuírdes, terra que mana leite e mel: Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos separei dos povos. Ser-me-eis santos, porque eu, o Senhor, sou santo, e separei-vos dos povos, para serdes meus". Aqui vemos a diligencia divina em respeitar os limites de cada povo, ou pátria, e consequentemente, sua soberania em dar a Terra para quem Ele quisesse para o propósito de trazer ao mundo o Messias. Tanto nesta eleição objetiva, como na original propriedade subjetiva de terras de cada povo estabelecida em Gênesis 1. 28, está implícita a soberania humana no que a cada indivíduo e a cada povo lhe pertence, e só aparece este bônus divino para Israel com um propósito que se cumpriu e cessou ao chegar o Messias. O fato do estabelecimento de IGREJAS LOCAIS circunscritas à cidade, só se podia demandar dos apóstolos e cristãos em geral, assim como também a sujeição às autoridades dela, existindo a nacionalidade claramente estabelecida. O zelo de Deus pelo respeito à Soberania Nacional dos povos, é para o estabelecimento de Sua Igreja na dimensão local desenhada por Ele para Si, e para nos facilitar a permanência de um povo dentro dos povos do mundo.
O segundo parâmetro também é decorrente do Éden. Quando Deus ordenou que o homem [homem e mulher] cuidasse e lavrasse a terra, e logo, por sua queda no pecado, sentenciou ao homem [o másculo] que a terra o resistiria, Caim e Abel devem ter sido comunicados pelos seus pais, de tudo o acontecido, e então Caim inaugurou o Capitalismo Explorador e Especulador, e Abel o Capitalismo Cooperativo. Onde radica o perfil cooperativo em Abel? Em que demonstra sua crença e dependência em um cordeiro que tire o pecado do mundo, profetizando a Cristo em oposição ao falso deus Mamom de Caim. O trabalho sempre esteve no centro do politicamente chamado Comunismo, só que como uma esguelha da Teologia Bíblica a respeito das riquezas da Terra de Deus dada a todo ser vivente, e não a somente Caim e os mais espertalhões; porém, a figuração trabalhista surgida destes três itens originais, não apoia a violência, nem a usurpação e o atropelamento, senão que desenha resistência natural, do mundo caído, perseguição aos que trabalhem honestamente e em fé em Deus, e a obtenção do que pertence a cada indivíduo, com derramamento de sangue. Isto, naturalmente, não justifica o Capitalismo Explorador e Especulador; apenas o reconhece permanecer no mundo contra o qual o cristão deve militar pacificamente.
O terceiro parâmetro diz respeito da Igualdade entre o homem e a mulher, em tudo; menos, na junção para a procriação humana, um dom divino consciente dado somente aos humanos. Tal igualdade não inclui soberania por sobre a soberania divina que criou macho e fêmea. [Se quem tiver um carro familiar o convertesse em carroça para carregar animais, logo não pretenda que demais motoristas e transeuntes respeitem sua circulação na cidade, nem espere que seu carro se mantenha adequado para o fim que foi criado, nem se iluda com que ele não degradará rapidamente. E chegando a este ponto, não reclame do Estado, ou Governo, que o renove e mantenha]. A Igualdade veio antes de que a Diferença Complementar. Primeiro Deus nos fez iguais; logo, nos distinguiu homem e mulher. Consequentemente, a Diferença Complementar não entra no pacote da Igualdade; pelo contrário, foi adicionada para dar suporte à Igualdade. Esta tem a ver com Direitos Naturais. São dois os tipos de direito que regem a vida dos homens e dos povos: o direito natural e o direito positivo. Enquanto o direito natural é estabelecido pela razão natural, o positivo procede das leis e costumes de cada povo constituído em unidade política superior (civitas).
O cristão na Cidadania do mundo deve priorizar o Direito Natural que não se limita à sexualidade binária, senão que também inclui uma terra, um teto, pão e trabalho digno para cada indivíduo, A LIBERDADE para encher a terra, domina-la, e assumir o senhorio sobre os demais seres vivos vegetais e animais, não um sobre outro humano, e consequentemente, o desfrute do descanso do trabalho, e das riquezas de Deus. E tudo isto só existe no ambiente de um Capitalismo Cooperativo e não Explorador e Especulador. O Estado de cada Nação Soberana deve assegurar a Liberdade sem adotar senhorio sobre os humanos, mas, administrando as Diferenças para a Igualdade, e nesse intuito se encontrará com os capitalismos egoístas impedindo-o gerenciar a crise, enquanto alguns dos Governos aproveitarão em nome da mesma Liberdade, ignorar o Direito Natural em reação à resistência da terra, e o Caminho de Caim hostilizando os Direitos do trabalhador com Deus e os que não tem ao Deus Criador e Soberano, de maneira geral. O cristão devia se solidarizar dos pobres e despojados, e se opor às políticas exploradoras e especuladoras como causantes da desigualdade, e não massacrar ainda mais aos oprimidos.
Dr. Tito Berry
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